domingo, 31 de maio de 2009
Jesus não tem dentes no País dos Banguelas
Putz o pior é que tem gente que ainda quer culpar outras pessoas por Belém não sediar a copa....que falta de informação. Pô Belém não vai sediar a Copa de 2014 pq ela não tem condições...procurem puxar pela memória e vejam como O Pará tem aparecido nos notíciários Nacionais e Internacionais... Será que a FIFA e a CBF iriam querer suportar as críticas por escolher uma região que devasta a floresta amazonica? que cometes atrocidades contra os direitos Humanos e deixa essas atrocidades Impunes? Amigos sinto muito, mas é assim que o Pará é visto lá fora. Eu vim recentemente da Itália e quando fui jantar em um Restaurante o Garçon que era de Nápoles (isso foi em Roma) Me perguntou de onde eu era...pra minha surpresa quando eu disse que era do Pará na região Amazônica ele disse: "Sei onde é...onde tem muita queimada e conflito no campo. Não é?" fiquei em silencio...Se um garçon Napolitano tem essa percepção imagine o resto do mundo mais esclarecido. E é por isso, com certeza que vamos ficar chupando o dedo.
A copa do Mundo Só na TV.
É e deu Manaus, por mais que os céticos questionem, por mais que os boçais e arrogantes reclamem... deu Manaus!
O que para mim era previsível e factível. Para a grande maioria daqueles que criticam sem conhecer era um verdadeiro assinte. Era uma probabilidade remota, pois como ainda acreditam alguns desinformados, somos a porta da Amazônia e temos mais condição técnica do que Manaus...Técnica em quê gente??????? Em devastação? em Impunidade? em corrupção? em desrespeito ao cidadão? em mediocrização da cultura? em falta de planejamento? em falta de visão de futuro? a verdade é que infelizmente Belém é uma cidade em que insiste em se isolar em não globalizar, insiste em permanecer um feudo. Belém é uma cidade sem identidade, sem cidadania que insiste em matar a sua história, seu passado, sua cultura. Belém insiste em proliferar uma cultura de mediocrização alienante que não lhe pertence na Raiz. O que aconteceu é que boa parte da população foi penalizada. Quem venceu não foi Manaus, Belém perdeu para sí mesma. Perdeu para a Impunidade, para a mão de obra escrava, para a exploração da mão de obra infantil, para o assassinato dos sem terra, Para o assassinato de Irmã Dorothy, Perdeu para as pessoas que morreram em seu incipiente sistema de saúde, perdeu para a lavagem de dinheiro. Belém perdeu por não saber o que é Cidadania, perdeu porquê insiste em não se civilizar, Belém descobriu hoje que é uma cidade pior que Manaus, que Cuiabá, que Natal. O que precisa ser feito? Combater o Narcotráfico, limpar as instituições democráticas, saneá-las. Respeitar o Cidadão. Belém precisa passar por um profundo processo civilizatório, para que algumas migalhas dos investimentos de Manaus caiam por aqui. Como esmola dada por algum investidor que venha enxergar aqui alguma remota oportunidade de investimento. A culpa não é só do governo atual, ele ajudou bastante, a culpa é de anos de incompetencia, arrogancia (Belém a capital da Amazônia), Inércia política, ineficiencia e desrespeito para com o Cidadão. Essas mazelas que se arrastam sob a sociedade paraense há mais de 50 anos. E ano após ano Belém vem se isolando num feudo, onde os senhores feudais são compromissados apenas e exclusivamente com seus bolsos. Atualmente, o que tem piorado mais rápidamente o status de Belém enquanto cidade "civilizadas" é a inércia diante do narcotráfico que se instala nas entranhas da cidade, torna-a cada vez mais violenta, corrompe suas instituições democráticas, aliena ainda mais sua população impedindo-a de conhecer o que lhe é certo - A CIDADANIA. E, pior, com o patrocínio e a conveniencia inconsciente do poder público, inconsciente muito mais pela sua ignorancia do que pela sua esperteza.
Sei que Manaus não é tudo isso assim. E nem pretendo defendê-la. Mas O que Manaus tem de Mais, Belém não só, tem muito de menos ( não em relação a Manaus mas em sí mesma), como insiste, e faz questão, de Não ter nada de Mais. Belém (o Estado do Pará)consegue ser parte do noticiário nacional e internacional apenas com notícias degradantes e vergonhosas. Ou pela devastação da floresta, ou pelos assassinatos no campo, ou por exploração de mão de obra infantil, ou pela impunidade, ou pelo péssimo sistema de saúde... enfim. Como se diz...somos apenas o que podemos ser e nada mais.
Reage Belém, reconstrua a licitude em suas instituições democráticas, civilize-se e globalize-se. Passe a conhecer o que é cidadania. E, Respeite dignamente o Cidadão. Para depois poder receber o devido reconhecimento do mundo civilizado. Vá além da parca e pobre visão de seus líderes e da sua mediocre elite. E CIVILIZE-SE.
Assinar:
Comentários (Atom)
